segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Opera 10


Um dos principais programas da categoria, o Opera é desenvolvido pela Opera Software. É conhecido por apresentar constantemente novos recursos, sem influenciar no desempenho e com estes transformando-se em uma verdadeira suite voltada para o mundo online.

Desenvolvido inicialmente com o objetivo de ser leve e simples, o Opera era distribuído em um único disquete. O tempo passou, a tecnologia melhorou e ele continuou seguindo seu rumo, possuindo como uma das maiores vantagens um tamanho menor que seus concorrentes.

Diversas inovações dos navegadores seguintes vieram do Opera. É um navegador adaptado para as mais diversas plataformas. E não estamos apenas falando de Windows, Linux ou Mac, o Opera está disponível para Desktops, e também PDAs, celulares, e alguns consoles de videogame como Nintendo DS e Wii.

O programa já teve versões pagas e também ganhou prêmios. Atualmente, gratuito e melhorado, chegou à nona versão e é considerado o navegador mais rápido nos seguintes quesitos: histórico, carregamento de imagens, leitura de scripts, renderização de tabelas e CSS.

Controle por voz

Um controle por voz foi desenvolvido juntamente com a IBM para que seu navegador interprete comandos e execute-os. Fale pelo microfone , em inglês, e veja como num passe de mágica, o Opera executar os comandos ditos. Para ver a lista de comandos, pressione a tecla Scroll Lock e diga “Opera Voice Commands”.

Widgets

A versão 9.0 disponibilizou um novo leque de funcionalidades para o Opera conhecidos como Widgets. Widgets são miniaplicativos como calculadoras, relógios e ferramentas com as quais você pode ler notícias, jogos, conteúdo multimídia, editar páginas HTML, checar e-mails, escutar rádios e muito mais. Você pode implantá-los ao seu navegador.

Mais agilidade

Outro detalhe encontrado no Opera é com relação a um sensor de movimentos do mouse. São 3 movimentos que podem facilitar a sua vida.

  • Para ir para a página anterior, segure o botão direito do mouse e arraste o cursor para a esquerda;

  • Para avançar uma página, segure o botão direito do mouse e arraste o cursor para a direita;

  • Para abrir uma nova aba, segure o botão direito do mouse e arraste o cursor para cima.

Pode não parecer, mas ganha-se muito tempo durante a navegação de paginas.

Zoom


Opera possui uma ferramenta de Zoom que permite mudar o tamanho de textos, imagens, animações em flash, java e outros aplicativos para 20% do seu tamanho original ou aumentar até 1000%. O usuário ainda pode escolher a cor da fonte das páginas web, esse efeito é muito útil quando desenvolvedores projetam sites com um contraste ruim ou fontes difíceis de serem lidas.

Segurança


Opera provê um nível de segurança perceptível para seu usuário final. Em uma de suas opções, você pode optar por deletar informações pessoais como cookies, histórico e limpar a cache com um clique de mouse. Isso permite uma navegação sem exposição de suas informações.

Quando um site é visitado, o Opera criptografa (codifica) informações usando SSL 3 ou TLS, dois protocolos de criptografia muito seguros. Além disso, o usuário pode clicar na barra de endereços para checar se um site é supostamente seguro ou não.

Na intenção de corrigir falhas de segurança e outros bugs, a companhia desenvolvedora do Opera mantém um site no qual voluntários podem reportar erros. Segundo Secunia, um serviço de segurança em computadores, um total de 10 problemas foram identificados no Opera e foram completamente resolvidos.

Veja os sites como miniaturas

Além de todas as funcionalidades que já foram mencionadas, o Opera ainda trabalha com um sistemas de exibição em miniaturas no qual uma nova aba mostra todas as outras abas que estão abertas em miniaturas com o conteúdo que está sendo exibido.

Gerenciador de downloads, recuperação da sessão anterior, suporte a download de arquivos Torrent sem a necessidade de cliente e tudo isso sem pagar um centavo!

Download e instalação

Ao clicar em “download”, você será levado a uma página onde poderá escolher o pacote correspondente à sua distribuição. Para a maioria das distribuições, como o Ubuntu por exemplo, basta dar um duplo-clique no arquivo para que o programa seja instalado.

Detalhes do Download:

Tamanho: 9 MB
Formato: .deb
Servidor de Download:
Link Direto (http://operamirror.ehd.com.br)


Nenhum comentário: