terça-feira, 1 de setembro de 2009

Slackware Linux 13 | DVD de instalação

A distribuição Slackware Linux é uma das mais conhecidas e respeitadas distribuições Linux existentes. A grande prova disso são as inúmeras distribuições que já foram criadas com base no Slackware (como por exemplo a Slax Linux), as quais totalizam mais de sessenta!

A grande fama dessa distribuição deve-se ao fato de que, diferentemente de distribuições que tornaram-se bastante famosas nos últimos anos por oferecerem facilidades ao usuário (tais como Ubuntu, OpenSuse), o Slackware procura oferecer o mínimo de facilidades possível.

Logo do Slackware


O desenvolvedor da distribuição, Patrick Volkerding, tem como objetivo manter o Slackware fiel aos padrões do UNIX, de modo que não existam ferramentas que escondam do usuário o modo como o sistema realmente funciona, o que faz com que muita coisa tenha de ser feita “na unha”.

Isso já pode ser percebido logo após a instalação da distribuição, pois assim que você inicia o sistema pela primeira vez, você percebe que ele está em modo texto. Para ativar o modo gráfico, você deve digitar “startx”, e se quiser que o modo gráfico seja inicializado automaticamente, deverá fazer alterações no arquivo inittab, localizado em /etc/. Com esse exemplo você já percebe que utilizar o Slackware pode não ser tão fácil assim para iniciantes.

Entretanto, se o usuário souber como “domar” essa distribuição, de modo que consiga configurá-la em sua máquina, perceberá que o Slackware apresenta grande estabilidade, o que também contribuiu para a fama e o respeito dessa distribuição.

Apesar de tudo isso, o Slackware não pode ser considera uma distribuição “enxuta”, com poucos programas e recursos a oferecer. Em sua última versão, Slackware 13, ele apresenta recursos como os gerenciadores de ambiente gráfico KDE 4.2.4 e Xfce version 4.6.1, suporte a partições ext4, pacotes de instalação próprio (.TXZ, a partir desta última versão), dentre outros.

Interface Gráfica do Slackware

Devido ao KDE 4, a interface gráfica do Slackware está muito bonita eatraente, como pode ser observada nas imagens, disponibilizando deforma nativa alguns efeitos gráficos, como por exemplo o famoso Cube Desktop.

Quanto aos programas encontrados na distribuição, vocêencontrará uma série dos mais conhecidos e utilizados no Linux, taiscomo o navegador Firefox, o mensageiro multi-protocolo Pidgin oreprodutor de músicas Amarok, o reprodutor de vídeos Mplayer, além demuitos outros programas.

Assim como toda distribuição Linuxrespeitava, o Slackware possui uma grande comunidade de usuários, comvários fóruns e site, pelos quais é possível encontrar dicas e tirardúvidas.

Detalhes do Download:

Tamanho: 3.83 GB
Formato: .iso
Servidor de Download:
Link Direto (ftp://slackware.mirrors.tds.net)

2 comentários:

Fabri disse...

Instalei num note toshiba17 Turion64 com Ati x1250 2Gb ram e o starx trava o teclado e o mouse, ficou até bonito o kde4, aí tenho q resetar no power............faço o kê com o pc,
já pesquizei em varios locais e nada desta solução....gostaria de uma solução
abraços
fabri

Unknown disse...

Oie amigo eu queria saber se ele é em português completo ou naum meu amigo.
Pq eu quero ele todo em português.