sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Boa Notícia para quem tem SiS | Drivers 3D em Breve!

Usuários Ubuntu que tem chipset SiS na Guerra contra o monopólio.


Para aqueles que tinham a esperança de um dia rodar o compiz em seus pcs/notebooks que tenha chipset SiS, informo que isso está perto da realidade. Conversei com um amigo (que tem um blog muito bom: http://100nome.net/) e ele me informou que o Barros Lee vai liberar o driver 3D.

Para quem não sabe, Barros Lee é um engenheiro da SiS que ajuda voluntariamente a fornecer drivers para Linux, todos os drivers SiS baixados aqui no Down-Linux são de autoria dele.

Um tempo atrás ele forneceu informalmente o driver 3D do Linux que até foi parar no Mandriva 2008, mas puxaram a orelha do Barros Lee porque a SiS tem um contrato com a Mico$oft para fornecer apenas drivers 3D para Rwindows porque SiS era o fornecedor dos chipsets da XBox.

O contrato acabou e agora o sonho de ter janelas gelatinosas, pegar fogo na janela ao minimizar, fazer efeito d'água, fazer o famoso efeito do cubo 3D, jogar jogos 3D e outras coisinhas a mais pode ser realizado em breve...

Primeira coisa que eu vou fazer quando o Driver 3D estiver disponível


Assim que o driver for disponibilizado, estarei publicando aqui no Down-Linux, então, fiquem atentos, e que esta história tenha um final com efeitos especiais, digo, feliz. ;-)



Obrigado ao Rafael CT pelas informações


Se Alguém tem mais informações ou eu publiquei alguma besteira aqui, comenta ae!!

22 comentários:

Gabriel Almeida Meurer disse...

Putz, essa é a melhor noticia que um usuário da lixo SIS poderia ler, ou ouvir!
Aguardo anciosamente.

Anônimo disse...

Isso, perfeito. Agora essa imagem do Compiz que você postou pode ser que demore um pouco mais, pois, temos que ver o avanço desse driver o desempenho do mesmo e os recursos que ele vai suportar. Os da VIA começaram instáveis (e ainda estão, nenhum driver é totalmente estável) agora em algumas distros o driver 3D da VIA é ativado automaticamente sem dor de cabeça para os usuários. Estou esperando esse driver agora para minha Mirage Graphics3

rbm disse...

Concordo com você matheus, vamos esperar para ver!

Igor R. disse...

Ai caramba!
Eu sou forçado a usar o Rwindows pq roda super mal o UBUNTU no meu PC, não por que não tem o compiz ou beryl, é pq o lixo da SiS deixa um monte de "chuviscos" na minha tela, já vi gente com o mesmo erro, então POR FAVOR, quando sair os drivers para SiS 330 disponibiliza aí pra mim baixar :D eu nunca pude usar Linux por causa disto!

Anônimo disse...

Ja se sabe a data para o driver ???

Excelente notícia, estou farto dos fracos 2d

Anônimo disse...

O que importa mesmo são recursos 3D Compiz é só pra complementar, mas, seria muito massa rodar o Compiz com o SiS 672, jogar CS, Alien Arena, Crysis (é um driver não um milagre rsrsrs). Eu acho que esse driver tinha que ser opensource seria um desenvolvimento mais organizado, seria atualizado frequentemente teria recursos que funcionassem bem, mas, o barros lee vai fazer o que é certo, agora o driver do Windows não tem jeito, é uma bosta tomara que melhore, mas, o pra linux é prioridade. Particularmente eu acho que o suporte vai vir só pra Mirage 3 outras eu acho que vai continuar a mesma porcaria espero que não, mas, eu acho que...

Rafael Gomes disse...

Muito bom!

Gostei do blog, já adicionei no meu feed!

Tenho uma placa SIS no note do trabalho e estou sofrendo o mesmo problema. Essa notícia foi realmente muito boa!

Anderson (Chiro-san) disse...

Caramba, melhor notícia do ano todo, sem bricadeira alguma. Acho que hoje de madrugada vou mandar um e-mail para o Barros Lee, se eu conseguir o e-mail dele no blog do Barros, procurando confirmar se é verídico, e se tiver ao menos um beta, vou pedir para testar.

Anônimo disse...

Chiro-san se ele responder coloque aqui a resposta. Se esse driver sair o problema das placas de vídeo 3D no Linux já será um problema a menos no Linux pois só falta a SiS. Mas, seria bom mesmo se esse driver fosse open-source, ou que o Barros Lee liberasse o driver para vir junto do xserver igual aos da Intel que já vem instalados, espero ver isso um dia. Agora se não suportar o Compiz é sacanagem pois o Compiz é mais leve do que o CS, mas, se não tiver Compiz tudo bem né, mas, já seria alguma coisa. Espero que o driver tenha recursos como a Shading Language e o OpenGL 2.0 assim como na Intel G33, entre outros recursos que seria legal esse driver suportar.

rbm disse...

Se o driver for open-source, pode ter certeza, que eu vou ajudar he he...

Chiro-San, se você receber o driver por favor avise a gente aqui para eu postar o driver aqui...

Até mais...

Srinivasa Ramanujan disse...

so acredito vendo, meu ubuntu iria ficar muito feliz...

Anônimo disse...

É Sopisero tudo mundo só crerá vendo. Eu estou cansado de ver todas as distros que eu instalo é aquela maldita resolução 800x600 com um maldito Software Rasterizer. Enquanto a Intel G31 do PC da minha irmã a cada distro que é instalada abre com a linda resolução 1360x768 com um 3D bom ou mais ou menos. Eu fico indignado em poder usar apenas o Windows com uma bosta de OpenGL e drivers um pior do que o outro totalmente bugados e com péssimo desempenho, é essa a realidade da SiS fazer o que né? Nós só podemos encher o saco deles para pôr drivers melhores.

Anderson (Chiro-san) disse...

Peço perdão por não ter enviado o e-mail antes fiquei praticamente sem internet nos últimos meses. Acabei enviar um e-mail com o assunto do driver, de caráter urgente. Ficarei no aguardo a partir do dia de hoje, checarei minha conta de e-mail todos os dias, e qualquer coisa, entrarei em contato.

Anderson (Chiro-san) disse...

Acabei de checar meu e-mail hoje, e recebi a resposta do Barros Lee. O e-mail diz:
Dear Sir,

Here is the 2d driver for ubuntu 10.04.
If you are using vesa driver now, you may change your resolution to lower resolution such as 1024x768 first.
Then just copy sis_drv.* to /usr/lib/xorg/modules/drivers/
And restart X or reboot.

Recently, SiS ask me to develop new 3d driver for linux, so I just porting 2d driver to ubuntu 10.04.
If you find some bugs of 2d driver, I will fix it in my free time, maybe.

Best Regards
Barros Lee
Traduzindo, o Barros Lee, já iniciou o desenvolvimento do driver 3D para nós, ele mesmo fala que a SiS o pediu para fazer, e além de tudo, ele não tem sequer o driver para 10.10. Agora é só aguardar.

Anônimo disse...

Cara, mas, já é muito TARDE para esse driver a SiS devia tomar vergonha na cara e quando lançarem o SiS 673 (é só uma dedução do nome do próximo chipset SiS) que lancem drivers antes o SiS 672 foi criado em 2007, mas, já estamos em 2011, eu não tenho nada contra os chipsets da SiS, mas, os drivers são realmente péssimos tanto em Windows quanto em Linux (O CS em modo GL com uma VIA que eu tinha antes rodava mais rápido do que a minha SiS que é mais rápido teoricamente do que qualquer vídeo da VIA, mas, na pratica não fica bem assim, principalmente em OpenGL, por causa dos drivers).

Luijosaf ~~> WebM@ster disse...

Pois é ainda hoje to esperando...
q sako não??

Anônimo disse...

Chiro-san: Sobre o driver para Ubuntu 10.10 é só compilar o driver para Ubuntu 10.10 e mudar algumas coisas eu acredito que não é preciso fazer tudo do zero denovo.

Luijosaf ~~> WebM@ster: Que saco mesmo, mas, antes tarde do que nunca.

ito disse...

errado.
vejam esse post no blog do barros lee.
http://barroslee.blogspot.com/2011/02/sis-linux-driver.html

ele diz que não tem permissão ainda.

Omar Nose disse...

SIS UBUNTU en Español - Info-Drivers http://sisubuntu.blogspot.com

Daniel disse...

https://sites.google.com/site/barrosleesisdriver/download

nesse site do Barros Lee ( que por sinal foi muito muito foda pra encontrar ) o útimo drive é 3D mas apenas funciona no ubuntu 7.04
q por sinal já estou a baixar e instalar lado a lado com o ubuntu 10.10
vc's não tem idéia o trbalho q deu para achar essa página de download.
abraços!!!

Daniel disse...

... só a título de curiosidade os drives 2d tem um download q não ultrapassa geralmente os 2 Mb
já esse drive 3D para ubuntu 7.04 tem um download superior a 10Mb...

Lex Aleksandre disse...

Bom, dando uma olhada no site do cara, ele liberou alguns drivers para o Fedora, Satux e Ubuntu. Segundo ele mesmo diz, os que contêm drivers 3D são do Ubuntu 7.10 e Satux 1.4. A página onde os drivers estão disponibilizados fica em http://goo.gl/N9b04. Lá tem um para o Ubuntu 10.04 e 10.10 também. Ainda vou experimentar em meu Debian.
Ateh!