segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ubuntu 11.04 com muitas novidades

Tela do Ubuntu Unity

O desenvolvimento do Ubuntu 11.04 já começou a ser traçado e muitas mudanças estão por vir.

A mudança que será mais notada é, sem sombra de dúvidas, a mudança do Gnome-panel para o Unity. Sim, não estou louco, na versão 11.04 a interface padrão será a mesma utilizada em netbooks na versão 10.10.

O motivo da mudança é o desenvolvimento do Gnome 3 que será lançado, segundo cronograma, em março do próximo ano. Como o Ubuntu sempre segue este calendário(Gnome+1) para lançamento de suas versões e o Gnome 3 usará o Gnome shell no lugar do gnome-panel, a Canonical preferiu utilizar o Unity, que no final das contas tem algumas funcionalidades parecidas. Para quem não gostou da ideia, sempre é possível voltar a utilizar o Gnome 2 pois ele estará disponível nos repositórios.

Embora esta seja a mudança que será notada com maior facilidade por ser a porta de entrada do sistema, muitas outras mudanças foram definidas como banshee no lugar do rhythmbox como player de músicas, firefox 4, libreoffice no lugar do openoffice se este estiver maduro o suficiente e suporte ao protocolo RDP no vinagre.

O suporte a RDP no vinagre ainda não está garantido, mas caso seja efetivado o cliente do terminal server será removido.

4 comentários:

Anônimo disse...

O Ubuntu sempre surpreendendo, mas, ainda sim prefiro o GNOME por essa imagem pareceu ser muito complicado eu acho que não tinha que mudar não.
E como é certeza quase que absoluta a minha SiS 672 não vai ser reconhecida e eu vou ter que ficar com o Windows. Como já postado que o Barros Lee vai liberar os drivers 3D é quase certeza se não eu colocava "certeza absoluta". Parabéns pelo blog, continue assim e sempre se aprimorando.

rbm disse...

O jeito é esperar o lançamento do novo Ubuntu, estão dizendo que quem não gostar do Unity pode voltar para o GNOME 2 sem problemas. Se o Unity for pesado, muitas pessoas não vão usá-lo. Na minha opinião, deveria estar como está quem gosta do tradicional GNOME 2 baixe o ubuntu "normal", se quiser usar o Unity, baixe o notebook remix... e assim vai, acho que o KDE vai ganhar muitos usuários com isso...

Obrigado pelo elogio Matheus. Ando ocupado, mas sempre que sobrar um tempinho, vou atualizar o blog!

Até Mais...

Hugo Bastos disse...

Quanto a sis672 não há nenhuma preocupação quanto a utilização do unity com pura aceleração 2D pois hoje com o sistema totalmente imaturo, já rodo o unity com a instalação da versão inscrita em ELF, com o pacote netbook-launcher-elf veja que é possível contornar a situação para uma pessoa em casa, imagina uma empresa como a canonical, a mantenedora do ubuntu, uma vez que seria uma temeridade um sistema que rode apenas em aceleração 3D como por exemplo o gnome 3

Anônimo disse...

Hugo eu testei a Unity no Ubuntu 10.04 e ela é muito ruim, mas, funcionou muito bem, mas, o GNOME é muito melhor, a Canonical vai cair do cavalo com esse Unity e eu não quero nem ver, a minha preocupação é a péssima aceleração 2D e 3D estou com o Ubuntu 10.04 com o driver que eu peguei no blog do Barros Lee, dá até para ver vídeos em tela cheia com aceleração por hardware (pelo menos aqui funciona), a saída VGA do note eu ainda não testei, mas, deve funcionar porque no Xorg.0.log ele reconhece a ponte de vídeo SiS 307 ELV agora o DRI, pode esquecer a não ser que se essa notícia que ele liberará os drivers 3D se confirme vamos ver daqui uns 5 meses deve aparecer um driver por ai, se for verdade.