terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ubuntu 11.04 Alpha 1 Natty Narwhal

Pouco menos de dois meses após o lançamento do Maverick Meerkat (Ubuntu 10.10), a primeira versão de testes do 11.04 Natty Narwhal já está disponível para quem resolver se arriscar, ou pelo menos para aqueles que morrem de curiosidade com as novidades do mundo Linux.

O grande detalhe deste download é: primeira versão de testes, ou Alpha 1. Isso significa que muito do que a Canonical prometeu para o novo Ubuntu ainda não está pronto e que existem várias instabilidades no sistema. Não se deve, portanto, instalar o Natty Narwhal como substituto do Maverick Meerkat.

De cara nova

Inicialmente utilizada na versão Netbook Remix, a interface Unity ganhou força pela beleza e praticidade, e acabou convencendo a Canonical a utilizá-la também na versão desktop do Ubuntu, provavelmente a distribuição Linux mais utilizada atualmente.

Interface Unity do Ubuntu Desktop 11.04 Alpha 1

Para melhorar o desempenho – e o visual – da interface Unity, que recebeu algumas críticas desde que surgiu no Ubuntu Netbook, a troca do Mutter para o Compiz foi realizada e, aparentemente, deu resultados. O Ubuntu com Unity está muito bonito e, mais importante ainda, bastante ágil.

Os tradicionalistas podem ficar tranquilos, pois é possível utilizar a interface clássica do Ubuntu selecionando a opções “Ubuntu Classic Desktop” no menu de login, antes do início da sessão.

Tudo em cima

A barra superior do Ubuntu é muito mais do que o lugar “onde está o relógio”. Os indicadores e notificações da barra fornecem controle de reprodução de mídia, conexão de rede com ou sem fio e até mesmo capacidade de interação com redes sociais e mensagens instantâneas.

Date-time-indicator volta ao Ubuntu no 11.04

A grande diferença, entretanto, é o fim da Bandeja de sistema. A partir do Natty Narwhal, todos os indicadores da barra superior são applets, oferecendo mais opções ao usuário. Ah, sim. O widgets de calendário, retirado na versão 10.10, também voltou.

Ainda é cedo

Afinal, a primeira versão de testes é destinada principalmente à comunidade de desenvolvimento, que pode sugerir novas características, recomendar alterações em alguns processos do sistema e, principalmente, encontrar bugs no Natty Narwhal.

Applet do gerenciador de redes

Em resumo, apesar de ser interessante e oferecer um vislumbre do que esperar em abril de 2011, o Alpha 1 do Ubuntu 11.04 não é um retrato completo do sistema operacional como ele será no lançamento oficial. Assim como itens podem ser incluídos ou alterados, existe a possibilidade de que outras características do Ubuntu sejam removidas. Só o tempo irá dizer.

ESTA VERSÃO DO UBUNTU É A VERSÃO DE TESTE. NÃO É RECOMENDADA PARA USO COMUM (MÁQUINA EM PRODUÇÃO)

DOWNLOAD:



Nenhum comentário: