quarta-feira, 27 de abril de 2011

Driver 2D SiS 671/771 Para Ubuntu 11.04/11.10/12.04



30 comentários:

VAldo0 disse...

Esse driver é pra 64 bits também? Valeu

IndTotal disse...

Muito obrigada pela dica! Ja estava ficando louca com a tela em 800x600

Rodrigo disse...

Valdo0, não fiz o teste em 64bits.

VictorJabur disse...

Pessoal, acabei de testar a instalação no ubuntu 11.04 64 bits e funcionou. Estou com a resolucao máxima do meu note: 1280 x 800 (16:10). Muito Obrigado pelo post, sempre nos ajudando contra a porcaria da sis

André Phellip disse...

MUITO OBRIGADO!!!
Desde a versão 9.04 tenho seguido as suas dicas (e TODAS as vezes deu certo - dessa vez não foi diferente).
To aprendendo a trabalhar com linux e um dia chego ao seu nivel...valeu!

Maiquel Frantz disse...

Fiz o procedimento e ficou perfeito o drive... aqui ocorreu um problema ao iniciar qualuqer video a maquina traa e volta a tela de loguin...


Alguma dica?

Moisés disse...

Mude no seu player a saída de vídeo para "X11".

Rodrigo disse...

Maiquel Frantz, Se mesmo com a dica do Moisés você não conseguiu (ou não sabe como mudar), neste post você aprende: http://down-linux.blogspot.com/2010/10/como-assistir-videos-em-tela-cheia-com.html

Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno disse...

Moisés, esse lance de mudar a saída de vídeo para X11 resolve tudo, cara. Só vejo um probleminha: toda vez que uso tela cheia e levo o mouse lá embaixo, para exibir os controles do player, ele dá uma "engasgada" no vídeo. Eu uso o SMPlayer, com saída de vídeo X11 (slow). Já tentei também saída custom, digitando apenas X11, mas o problema persiste. Fora isso, de boa. Sabe o que pode ser? Valeu demais por essa dica. :) Abraço. Bruno

Paulo Cesar disse...

Amigos, tudo bem? Gostaria de agradecer a dica. Realmente, dá certinho. Funcionou perfeitamente. No entanto, às vezes acontece o seguinte: eu ligo ou reinicio o PC e, após carregar o Ubuntu e chegar na tela de login, a resolução de tela está baixa novamente, ou seja, voltou para 800x600, igual era antes. Aí, eu reinicio o PC e, ao carregar o Ubuntu novamente, tudo volta ao normal (resolução correta de 1280x800). Isso acontece com frequência. Eu diria que, a cada 10 vezes que ligo ou reinicio o PC, isso acontece umas 2 ou 3 vezes. Alguém saberia dizer o que pode ser? Existe alguma outra configuração que se pode fazer para "forçar" ele a sempre iniciar em 1280x800, por exemplo, para evitar tal problema? Minha placa é a SiS 671. Fora esse inconveniente ocasional, funciona normalmente. Recomendo a dica. Agradeço a atenção de todos. Valeu. Paulo César.

Blog de Testes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sucessoforever disse...

Olá amigo,
fiz a instalação como foi explicado mas no final dá um erro, mas quando inicia a resolução está no máximo. Já reformatei e reinstalei e aconteceu o mesmo erro. Sabe como desinstalar o driver sis deste post? se souber agradeço. Abraço!!!

Blog de Testes disse...

Esses drivers compilados funcionam perfeitamente no Lucid Lynx 10.04.2 e assim por diante nas futuras versões, pois os últimos drivers do Barros Lee ou o sisimedia lançados há um ano já ficam bugados pois o lançamento da mais nova versão do Lucid traz um update no Kernel 2.6.32.

Pra quem anda sofrendo de vários bugs com o Natty, e com o consumo absurdo de CPU e carga de bateria, o Lucid Lynx nesse última versão tá pra lá de estável e leve, e vai continuar por mais 2 anos o suporte.

Os últimos updates trouxeram a interface do Maverick e do Natty nas atualizações, como suporte ao Banshee 2.0, efeitos no Pitivi, temas com a interface do Maverick/Natty (laranja, mesma interface); controle múltimídia no Applet Indicador de volume, como play/pause/avançar/retroceder;

A interface fica igual ao Maverick, sem falhas, levando em consideração que se pode instalar o nova Central de Softwares do Ubuntu com reviews e coments.

Pra quem interessar, pode instalar os mesmos drivers no Lucid Lynx, mas deve fazer o download manualmente, no synaptic após instalar o determinado git do post, que não tem no repositório sistema.

sudo add-apt-repository ppa:pdoes/ppa/ubuntu

Depois de atualizar o sistema pode baixar e instalar os drivers pelo mesmo procedimento do post no repositório do Synaptic.

Rodrigo disse...

o git é adicionado no repositório quando você ativa os "repositórios restritos" nos Canais de Software, por isso que aqui estava funcionando o apt-get install git e ai não.

Juan Carlos Puerta disse...

Excelente, lo probé en Kubuntu 11.04 64 bits y funcionó muy bien.

Muchas gracias por el aporte.

João Carlos disse...

meu amigo, tenho um monitor de 22" wide da Dell... como faço para deixar uma resolução boa... que seria 1680x1050px?

obrigado!

Antonio disse...

Alguem ja tentou instalar esse tuto nom Kubuntu 11.04 pois eh a ditro que estou pensando em utilizar!!!

haroldo disse...

olá amigo!
Sou iniciante no linux, uso o ubuntu 11.04, a dica do driver funcionou legal, porém não consigo visualizar vídeos do tipo vcd já tentei o vlc, o mplayer, o reprodutor de filmes e nada, alguém pode me ajudar?

Vanderlei Cerqueira disse...

Caro Amigo funcionou! já tem alguns meses que faço testes com varios tutoriais e não davam certo, mas este funcionou com a resolução 1280x800 ficou bom, mas ja estou preocupado com o lançamento da proóxima versão do ubuntu, abraços...
Vanderlei Cerqueira.

Jonathan Lemke disse...

Cara mt bom, funciona mesmo..
o meu ubuntu é o 11.04
mas eu tenho um problem XD (como sempre)
meu note é da intelbras (vem com a placa de video sis671)
faço tudo.... mas to uma vida(bom tempo)
tentando resolver o problema de que quando eu ligo o note... ele inicia até a tela de login( euu sei que tah na tela de login) so que a tela fica preta.
eu sei que ta na tela de login pq quando eu clico em desligar(botao do note mesmo nao na tela xD) ele faz tudo certo e desliga... ai eu tenho botar o cd do ubuntu 11.04 entrar em modo de teste (aquele que vc roda sem instalar) ai eu so mando reiniciar e vualaah... aparece tudo certinho a tela de logon e eu logo e uso...
Tem como resolver?... e chato ficar fazendo isso na faculdade¬¬
e eu so nativo linux... nao tenho nenhum win*** no meu pc... nao pergunte pq >:p ... e eu queria ageitar isso pq eu nao vou trocar meu S.O. nem que me paguem. Eu ia ficar feliz como ele funcionando pelo menos essa parte *-*.

ito disse...

dá aquele erro:

make[2]: ** [sis_driver.lo] Erro 1
make[2]: Saindo do diretório `/home/ito/xf86-video-sismedia-0.9.1/src'
make[1]: ** [all-recursive] Erro 1
make[1]: Saindo do diretório `/home/ito/xf86-video-sismedia-0.9.1'
make: ** [all] Erro 2

mesmo com root, não consigo.
não lembro se fiz algo com o 11.04 - qe deu certo - (atualmente voltei pro 10.04), mas enfim. como faço? tem a ver com permissão? se sim, como procedo?

Raphael Lobo disse...

Melhor Tutorial Impossível , funciona perfeitamente no ubuntu 11.10 64 bits, muito obrigado

TurbinandoAndroid disse...

Cara, excelente!! Eu já estava de rolo com esse problema da baixa resolução depois que atualizeu meu ubunto para o 11.04. Lí vários sites em ingles, mas somente aqui com seu blog encontrei a solução definitiva.

Muito Obrigado!

tenho um blog também, pode acessar em
http://turbinandoandroid.blogspot.com

pirocptero disse...

kara valew,,positivo 1460 ..fiko blz.
brigado

Paulo Faria disse...

Blz pessoal, alguém sabe se esse driver serve para outras distros tipo o Slitaz?

Abração a todos.

David disse...

Funcionou perfeitamente no Xubuntu 12.04 64bits.

JV disse...

Desde Chile...muchas gracias!

YuMoreira disse...

POxa pra mim não funcionou =/ To com o 12.04 e depois de fazer tudo meu ubutu "quebrou"....

fica eterno na tela de carregamento escrito UBUNTO
. . . .

triste =/

Wandry Moura disse...

Ajudou e muito!