terça-feira, 19 de abril de 2011

Unity 2D

A área de trabalho do Unity 2D

O Unity 2D é uma experiência um tanto quanto… estranha, pelo menos do ponto de vista técnico. Apesar da interface inteira ser escrita em Qt, ele continua usando as tecnologias do Gnome (Nautilus, Banshee, Brasero, Empathy, Evolution etc.). Ou seja, se você esperava ver aqui mais aplicativos escritos em Qt, esqueça. Não que isso seja ruim: a integração do GTK e Qt está perfeita nessa versão do Gnome, e o consumo de memória não é tão elevado quando se espera de carregar dois toolkits diferentes.

Monitor do sistema (GTK) e SMPlayer (Qt) perfeitamente integrados

As diferenças entre o Unity e sua versão 2D são poucas, mas existem. A mais notável, obviamente, é a diminuição do número de efeitos visuais, mas alguns continuam existindo (como o fade-in/out ao abrir/fechar o menu, o fato dos ícones se moverem ao abrir um novo aplicativo, o kinect scrolling dos menus etc). Talvez a diferença mais visível mesmo seja a falta de composição nas janelas (transparências e efeitos visuais mais avançados) e o fato que você não pode alterar algumas das funções do Unity via o CompizConfig. Mas graças a isso, a experiência do Unity 2D é bem melhor, principalmente em máquinas lentas.

O Unity 2D não vem instalado por padrão, mas você pode instalá-lo usando o comando abaixo:

$ sudo apt-get install unity-2d-default-settings


Fonte: http://tecnologiaetc.wordpress.com/2011/04/17/mais-alguns-testes-do-ubuntu-11-04/

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