terça-feira, 7 de dezembro de 2010

GNOME Split 1.0 para Linux

GNOME Split é um aplicativo para distribuições de Linux que usam o sistema GNOME, como o Ubuntu, capaz de dividir arquivos em várias partes para facilitar seu transporte e compartilhamento.

O programa é uma solução eficiente para quem possui um arquivo muito grande e gostaria de dividi-lo em várias partes para que caiba em um pendrive ou qualquer outro dispositivo de armazenamento.

Além de dividir e reunir os arquivos, o GNOME Split também se utiliza de alguns formatos de divisão (Gnome Split, Xtremesplit e CAT), bem como verifica a integridade dos arquivos divididos e unidos usando o algoritmo MD5.

Dividindo e reunindo os arquivos

O processo de divisão pode ser realizado em apenas de três arquivos: selecione o arquivo a ser dividido, indique o local em que as divisões serão salvas e, por fim, escolha em quantas partes o arquivo deve ser repartido. Somente com essas configurações você já poderia iniciar a divisão e obter o resultado alguns minutos depois.

Dividir arquivos no GNOME Split é muito simples

Contudo, é possível escolher um dos algoritmos disponíveis no programa para realizar a divisão. As opções, já citadas anteriormente, são Gnome Split, Xtremesplit ou o formato genérico CAT.

Para reunir os arquivos em um só novamente, basta acessar a opção “Juntar” no programa e então selecionar a primeira parte do arquivo. Indique o local de destino do arquivo unificado e inicie a junção. O processo também leva poucos minutos e, assim como o de divisão, varia de acordo com o tamanho dos arquivos.

Instalação

A instalação do GNOME Split pode ser feita a partir da descompactação do pacote baixado aqui no Baixaki ou então via Terminal. Se optar por instalar pelo Terminal, abra uma sessão do aplicativo e digite:

sudo add-apt-repository ppa:gnome-split-team/ppa

Isso faz com que a fonte do programa seja adicionada aos repositórios do sistema. Agora, digite:

sudo aptitude update

Por fim, para instalar o GNOME Split:

sudo aptitude install gnome-split

Nenhum comentário: